A dança é a mais antiga das artes e é uma linguagem universal, pois as expressões corporais humanas são as mesmas em todos os cantos do mundo, independente da raça, classe social ou cultura. Ekmam citado por Schubert fez uma pesquisa em vários países onde comprovou que as expressões faciais: alegria, tristeza, ira, medo, surpresa, nojo e desprezo soam universais. Assim a dança sendo uma forma de linguagem corporal, pode comunicar idéias, pensamentos, sentimentos, crenças; podendo expressar através do corpo coisas que até as palvras não podem dizer.
A dança vista como um atividade física e promotora da saúde faz alterações fisiológicas nos indivíduos que a pratica com regularidade. Estudos vêm mostrando que essas alterações contribuem para tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, frequência cardíaca, pressão arterial; e na diminuição do estresse, ansiedade e depressão e no aumento da auto-estima, além de aprimorar o sistema cognitivo o que resulta na melhora escolar.
Ela quando inserida no ambiente escolar estimula a criatividade, a motivação, a comunicação e o relacionamento interpessoal; desenvolve a memória, raciocínio, autoconfiança e estima fazendo com que o indivíduo tenha uma melhor relação com ele próprio e com os outros.
Dançar é movimentar continuamente o corpo, é também uma expressão das emoções, uma vávula de escape de energia em excesso. Por isso dance, dance, dance!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário